Pesquisar este blog

Translate

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Imprensa chantageada e comprada pelo Governo

Quase nove anos após a demissão de Boris Casoy da Rede Record devido à chantagem feita pelo PT, que, com chancela do Governo, ameaçou cortar publicidade Estatal, inclusive das empresas de sociedade mista, o SBT censurou a jornalista Rachel Sheherazade.
Alegando infração à Lei Eleitoral, o SBT proibiu a jornalista de expressar opinião durante o SBT Brasil, noticiário apresentado por ela. Sheherazade é uma das principais jornalistas da direita brasileira e forte opositora do PT.
As eleições se passaram, portanto, a mídia não sofre mais as restrições previstas na lei citada anteriormente. No entanto, Sílvio Santos, dono do SBT, decidiu manter a censura à jornalista e desistiu de lançar o programa de debates prometido a ela durante a renovação de contrato, em maio de 2014.
Há duas razões que podem ter levado Sílvio, conhecido por garantir liberdade total de expressão aos jornalistas de sua emissora, a manter a censura:

  1. Chantagem por parte do Governo. O SBT tem sofrido as mesmas ameaças sofridas pela Record há nove anos. Além disso, vale lembrar que emissora de TV aberta é concessão pública e o Governo não é obrigado a renovar. Isso faz com que, independente da publicidade, as emissoras evitem fazer (ou transmitir a declarações ou comentários da) oposição ao Governo para ter a concessão renovada.
  2. Aliança do empresário e apresentador com o PT. Em 2009, a Caixa Econômica Federal comprou 49% do Banco Panamericano a preço muito além de um banco com fraude contábil e, junto com o Banco Central, ajudou a ocultar a fraude. Além disso, em entrevista à jornalista Mônica Bergamo, publicada na edição de 23 de junho de 2013 da Folha de S. Paulo, Sílvio elogiou Dilma e indicou que votaria nela.
Ressalto que é mais provável que a razão para a censura seja a apresentada no primeiro tópico, pois ele vinha indicando total respeito à liberdade de opinião da jornalista. Além disso, o apresentador Danilo Gentili, também opositor (e integrante da "lista negra") do PT e faz parte do quadro da emissora, não sofreu nenhum tipo de sanção da emissora.

Nenhum comentário: