Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Crise na Petrobras e Desvalorização do Petróleo

Em 2014, o petróleo sofreu forte desvalorização, devido à autossuficiência em gás natural e à aproximação da autossuficiência de petróleo obtidas pelos EUA, grandes importadores de petróleo. A abertura do mercado petroleiro do México também colabora. Em menor nível, a aproximação do Irã co o Ocidente pode ajudar, apesar de o petróleo iraniano ser cais caro que o da Arábia Saudita, que promoveu grande redução no preço do petróleo em reação à situação dos EUA.
Todas as petroleiras sofreram desvalorização, mas empresas como a PDVSA e a Petrobras sofreram desvalorização muito maior, devido à irresponsabilidade de governos esquerdistas.
A Petrobras está em situação vergonhosa. Seus rendimentos, prejudicados devido ao congelamento do preço da gasolina e do diesel, ficaram ainda menores, devido ao esquema de corrupção, descoberto pela Operação Lava Jato. As ações da empresa estão valendo cerca de um quarto do que valiam há quatro anos.
Enquanto nos países desenvolvidos, os derivados de petróleo estão ficando cada vez mais baratos, devido à desvalorização do petróleo, no Brasil, deverão subir para reduzir os prejuízos causados à Petrobras, que nunca mais terá rendimentos como tinha antes, pois a desvalorização do petróleo é irreversível e o pré-sal, que gerou altas gigantescas das ações da companhia durante o Governo Lula, deverá ser um fracasso.
A incompetência e a falta de honestidade do PT e de seus aliados estão levando a Petrobras a uma situação terrível e o povo a pagar por um combustível caro em período de petróleo barato, da mesma forma que não deixaram a Petrobras e o setor sucroalcooleiro aproveitarem o momento de alta no petróleo.
Vale lembrar que mais da metade do que se paga na gasolina é impostos. Além disso, o Governo insiste em manter uma lei que proíbe o autosserviço nos postos, com a finalidade de garantir a geração artificial de emprego. Esses dois fatores encarecem o combustível. Para completar, devido à má gestão dos cofres públicos, o Governo deverá retomar a cobrança da Cide sobre a gasolina, suspensa desde junho de 2012, enquanto o salário do alto escalão será reajustado.
A esquerda precisa entender que nada é sem custo ("não existe almoço grátis") e não adianta insistir em desrespeitar as leis de mercado. Além disso, o povo precisa ser mais exigente com os políticos, para que haja uma melhor administração do dinheiro público.

Nenhum comentário: