Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 28 de julho de 2015

Lei do Desmanche

Há pouco mais de um ano vigora a Lei do Desmanche no estado de São Paulo. Essa lei tem causado redução do número de furtos de veículo e expôs a necessidade de ações inteligentes para combater o crime, que foi reforçada pela redução do número de furtos de celulares gerada pelo registro do IMEI no boletim de ocorrência.
É de extrema importância que o Governo do Estado amplie medidas desse gênero. Algumas medidas que também podem ser adotadas são:

  1. Integração do sistema do boletim de ocorrência com órgãos como SCPC e Serasa, ajudando a reduzir os danos gerados pelo furto de documentos;
  2. Uso de bloqueadores de celular nos presídios, impedindo os presos de comandarem o crime organizado de dentro das celas e ajudando a reduzir ainda mais o número de furto de celulares;
  3. Instalação de equipamentos que identificam tiros, ajudando a reduzir o número de homicídios com arma de fogo;
  4. Instalação de radares que identificam carros furtados em todo o estado, inclusive nas cidades;
  5. Uso de tinta invisível para identificar furtos;
  6. Estímulo ao usuário de drogas que procuram internação a denunciar seu fornecedor;
  7. Integração entre as polícias Militar e Civil;
  8. Ampliação do sistema Detecta.
É importante, também, operações em lugares como a Feira do Rolo, conhecida pela venda de produtos furtados e animais silvestres. Trata-se de um lugar ignorado pela Polícia.
Além disso, a burocracia para o registro do boletim de ocorrência precisa ser reduzida.
As medidas que estão sendo adotadas pelo governador Geraldo Alckmin são boas, mas, como citado neste texto, mais medidas poderiam ser adotadas. Além disso, seria possível ter adotado tais medidas antes, mas o governador parece esperar o período da eleição para adotar.

Nenhum comentário: