Pesquisar este blog

Translate

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Vazamento da Barragem da Samarco

Seguindo o costume de grandes empresas públicas e privadas, a Samarco reagiu à queda do preço do minério de ferro reduzindo os gastos em manutenção. O resultado foi trágico: o rompimento da barragem de Fundão, inundando de lama tóxica a região, matando e desalojando pessoas, e poluindo de forma gravíssima o Rio Doce, e consequentemente, o Oceano Atlântico. Espécies de peixe e tartaruga deverão ser extintas. É o maior desastre ambiental da história do Brasil. As barragens do Santarém e de Germano estão com sério risco de rompimento.
É de extrema importância que a empresa seja severamente punida. Isso inclui a reparação pelos danos socioambientais, pesadas multas e prisão aos responsáveis.
Infelizmente, a aplicação de punição, assim como a aprovação de leis mais rígidas e aplicação das atuais, para evitar que isso se repita, é complicada, pois, além das doações milionárias feita pela Vale, sócia da Samarco, a muitos políticos, as políticas econômicas irresponsáveis adotadas por vários governos de nossa história, inclusive o de Dilma Vana Rousseff, fazem com que certas leis necessárias não possam ser aprovadas ou aplicadas, devido à forte necessidade que o País passa a ter dessas empresas. Mesmo assim, a punição é necessária, custe o que custar e doa a quem doer.

Nenhum comentário: