Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Vitória da Oposição na Venezuela

Enfim, a MUD venceu na Venezuela.
Após anos de ditadura cruel e manipulação da democracia promovidas pela dupla Hugo Chávez/Nicolás Maduro (PSUV), o atual presidente Nicolás Maduro governará sem maioria na Assembleia Nacional a partir de 2016.
A vitória da MUD, que obteve mais de dois terços no Parlamento foi ameaçada pela tentativa de Maduro de fraudar a eleição. O presidente, inclusive, impediu a entrada de observadores internacionais e encomendou a morte do secretário-geral da Ação Democrática, partido membro da MUD, e de Lilian Tintori, esposa de Leopoldo López, preso político há quase dois anos. O segundo assassinato não se consumou.
Mesmo tendo reconhecido a derrota após as eleições, Maduro atribuiu o resultado à "guerra econômica". Depois disso, aplicou brechas da Constituição para criar o "Parlamento Comunitário", que será exclusiva para chavistas e reduzirá o poder da Assembleia Nacional. Além disso, o PSUV tenta impugnar a candidatura de deputados da MUD. Os dias de transição, por sua vez, foram usados para nomear juízes, mantendo por mais tempo o controle do PSUV sobre o Poder Judiciário.
De qualquer jeito, a Venezuela deu seu primeiro passo. Maduro, além da dificuldade que terá para fortalecer o autoritarismo, poderá sofrer "recall", pois esse instrumento existe lá. Havendo irregularidades em seu governo, poderá sofrer impeachment. Além disso, poderá haver uma Emenda Constitucional promovendo o parlamentarismo.
A democracia começou a vencer na Venezuela.

Nenhum comentário: