Pesquisar este blog

Translate

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Morte de Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer morreu no dia 5/12/2012, aos 104 anos, e estava prestes a completar 105. Com certeza, ainda estaria vivo, e com muita saúde, se não fosse fumante. Niemeyer parou de fumar em dezembro de 2010, quando já estava muito doente, e já era tarde demais.
Assim como ele, muitas pessoas morrem por causa do tabagismo. Em junho, sua filha, por exemplo, morreu de câncer de pulmão. Não tenho informações se ela era fumante ativa ou passiva. O Governo gasta R$21 bilhões com tratamento de saúde a fumantes, em doenças relacionadas ao vício. Isso supera a arrecadação do Governo com o cigarro.
Em 15 de dezembro de 2011, a presidente Dilma Vana Rousseff sancionou um pacote de leis antitabagistas, que incluía uma lei antifumo federal, aos moldes da Lei Antifumo de São Paulo, porém, esta parte da lei está, desde então, esperando regulamentação.
É vergonhoso, como há quase um ano, uma lei tão importante para a saúde pública esteja esperando regulamentação, depois de anos tramitando no Congresso Nacional. Bom lembrar que, em julho de 2008, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fumante na época, rejeitou uma lei semelhante, e depois, como consequência do fumo, sofreu uma crise de hipertensão, em fevereiro de 2010, que o fez parar de fumar, e depois, em 2011, descobriu um câncer de laringe. Apesar de não ser mais fumante ativo, ainda é fumante passivo, pois sua esposa, Marisa Letícia Lula da Silva, não parou de fumar e, enquanto o marido estava se tratando do câncer, ela foi flagrada pela imprensa fumando um cigarro na janela de casa.

Nenhum comentário: