Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Nova Lei das Sacolas Plásticas

Depois de quase seis meses do julgamento favorável pelo TJ-SP, entrou em vigor a nova lei das sacolas plásticas na capital paulista. Por serem mais caras, as sacolas biodegradáveis verdes e cinzas estão sendo cobradas.
As sacolas plásticas foram abolidas com sucesso em vários países. No Brasil, por sua vez, toda medida contra sacolas plásticas sofre grande rejeição popular e acaba fracassando. A população não entende os prejuízos ao meio ambiente e, principalmente, a inexistência de gratuitidades.
Quanto ao fato de estabelecimentos comerciais não repassarem o prejuízo devido à falta de transparência, é bom lembrar que trata-se de um setor com muito potencial de concorrência e sem muita intervenção estatal, se comparado a outros setores. Portanto, o aumento no lucro dos estabelecimentos varejistas causado pelo não repasse torna esse mercado fica mais atrativo para empresários, aumentando a concorrência no setor, podendo promover reduções de preços superiores ao eventual repasse do lucro gerado pela economia de sacolas.

Nenhum comentário: