Pesquisar este blog

Translate

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

IPTU e tarifa de ônibus em São Paulo

O prefeito Fernando Haddad tentou reajustar o IPTU na cidade de São Paulo, mas está impedido, devido a uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) e mantida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Esse reajuste iria garantir o congelamento da tarifa até 2016, em resposta às manifestações de junho de 2013.
Em 2014, as férias de inverno ocorrerão junto com a Copa do Mundo, que terá São Paulo entre as cidades sede, portanto, não deverão atrapalhar eventuais manifestações. Por isso, recomendo ao prefeito que anuncie hoje (25 de dezembro) um reajuste na tarifa de ônibus, para entrar em vigor até o dia 1º de janeiro, e convença o governador Geraldo Alckmin a tomar tal atitude, quanto às tarifas do trem e do metrô, caso deseje reajustar suas tarifas em 2014. Esta é a única forma de evitar grandes protestos.
Talvez, o prefeito queira esperar o julgamento definitivo do reajuste, previsto para fevereiro de 2014, para decidir sobre a tarifa de ônibus, mas, se não reajustar imediatamente, poderá ocorrer novamente os protestos, pois as pessoas que estão viajando em virtude dos feriados ou das férias começarão a voltar, viabilizando manifestações. Não seguindo as recomendações publicadas, apenas na segunda quinzena de dezembro de 2014 será possível reajustar a tarifa do transporte público sem grandes protestos.

Nenhum comentário: