Pesquisar este blog

Translate

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Guerra em Gaza

Vergonhosa a atitude do Hamas e da comunidade internacional no caso da Operação Margem de Proteção.
O Hamas, além de ter sequestrado e matado três meninos israelenses, vem realizando ataques constantes contra Israel, que não teve outra alternativa sem ser a defesa via mísseis e invasão por terra.
Devido à grande diferença entre o número de mortes em Gaza e em Israel, muitos vêm falando que Israel reage desproporcionalmente. Não é verdade, pois a diferença se deve ao sistema antimísseis de Israel (sirenes e domos de ferro) e ao uso de civis como escudo pelo Hamas.
Quanto ao hospital destruído em Gaza, é bom ressaltar que tratava-se um hospital de fachada, usado pelo Hamas. Os mísseis lançados em praias, casas de família e afins, por sua vez, eram para destruir os lançadores de mísseis que o Hamas mantinha exatamente nesses lugares, com a finalidade de dizer que Israel ataca civis desnecessariamente. E a escola da ONU foi atacada pelo próprio Hamas para acusar Israel.
A acusação de crime de guerra, sofrida por Israel, não procede, pois o país age defensivamente. Bom lembrar que Israel avisa por diversos meios antes de atacar, não podendo se responsabilizar pelo fato de os moradores e Gaza não cumprirem a ordem de saída.
Portanto, o único que está cometendo crime de guerra nesse caso é o Hamas.

Nenhum comentário: